O Equipamento Iatroscan MK-6s é um cromatógrafo utilizado na quantificação dos principais componentes do ligantes asfáltico: Saturados, Aromáticos, Resinas e Asfaltenos (SARA) por meio de um Detector de Ionização de Chama (FID). O princípio de funcionamento está baseado na técnica de Cromatografia de Camada Delgada (CCD). Inicialmente o ligante asfáltico é diluído em clorofórmio, e em seguida injetado em uma coluna (Chromarod) por meio de uma microseringa. Esta coluna (fase estacionária) é revestida por um material adsorvente. Após a volatilização do clorofórmio da solução de asfalto, o asfalto fica adsorvido na coluna, e inicia-se o processo de separação de cada componente (SARA) em função de sua afinidade química pelos solventes e mistura de solventes (chamada fase móvel), que permeiam a coluna por ação capilar. Este equipamento é utilizado para materiais que apresentam alto peso molecular e deixam “resíduo nas colunas” após finalização do ensaio, difíceis de serem utilizados em outras técnicas de cromatografia, como Cromatografia Liquida (LC) ou Cromatografia Gasosa (GC).

A Stratura é uma empresa pioneira em tecnologia de materiais asfálticos e dispõe do Equipamento Iatroscan MK-6s, uma ferramenta com finalidade de Pesquisa e Desenvolvimento de ligantes asfálticos, possibilitando antecipar e conhecer o comportamento do mesmo em relação:

– aos pavimentos antigos e envelhecidos;

– aos novos pavimentos;

– às modificações com diferentes tipos de polímeros;

– aos envelhecimentos de curto prazo (RTFOT) e longo prazo (PAV);

– à estabilidade coloidal.

Faça parte deste time! Traga seu projeto de mistura asfáltica para nosso Laboratório localizado em Paulínia-SP, o melhor em Performance Asfáltica do Brasil!