A trajetória que nos levou a ser uma das principais empresas do setor de pavimentação teve início em 1967 com a criação da empresa Asffrio.

Ao longo de mais de cinco décadas de existência, passamos por diversos ciclos de desenvolvimento e crescimento. O primeiro deles foi no início dos anos de 1970, quando o Grupo Petróleo Ipiranga assumiu o controle acionário, alterando o nome da empresa para Ipiranga Asfaltos. Depois, em 1973 e 2000, passamos pelo processo de incorporação de ativos de outras empresas (Betubras e Cibec). Em 2007, houve a estatização da empresa, em decorrência da transferência do controle acionário à Petróleo Brasileiro S.A (Petrobras). Em 2011, já sob o controle da Petrobras Distribuidora (BR), alteramos o nome para Stratura, que significa “pavimento” em latim. Em 2017 aumentamos nossa expertise e portfólio, incorporando soluções tecnológicas ao unificar as operações, fábricas e laboratórios da divisão de asfaltos da Petrobras Distribuidora, o que nos tornou líder de mercado. Em 2019, em um movimento contrário, voltamos à iniciativa privada em decorrência do follow on das ações da BR pela Petrobras. Em todas estas movimentações, nossa companhia buscou aprimoramento constante para oferecer ao mercado excelência em produtos para pavimentação e conservação de rodovias e em serviços de engenharia.

Além de nossa sede na cidade de São Paulo, temos quatro fábricas localizadas em Paulínia (SP), Betim (MG), Ponta Grossa (PR), e Maracanaú (CE), e 12 filiais de revenda, distribuídas estrategicamente de forma que possam atender nossos clientes no país e no exterior. Contamos com aproximadamente 200 colaboradores comprometidos com a busca pela inovação constante alinhada com a sustentabilidade e com os nossos valores.

A frente mais inovadora da companhia está ancorada no Centro de Soluções de Engenharia, composto por laboratórios localizados na unidade industrial de Paulínia, onde são desenvolvidos produtos asfálticos, estudos, técnicas e serviços de pavimentação visando levar ao mercado soluções diferenciadas. Ali já foram desenvolvidos o revestimento asfáltico colorido (Pavicor), o melhorador de adesividade (Betudope Master), os asfaltos modificados por polímeros de segunda geração (Betuflex H Plus) aplicando a metodologia Superpave, e embalagens ecológicas especiais para acondicionamento e exportação de grandes quantidades de asfalto sólido (Bitubags).

Em 2020, a Stratura teve 100% de suas ações adquiridas pela Bitumina do Brasil, subsidiária brasileira da Bitumina Industries Ltd, com sede administrativa em Londres, no Reino Unido. A aquisição reforça o nosso olhar para o futuro e direciona nossa estratégia para que possamos cruzar fronteiras e expandir nossa atuação para toda a América, ao mesmo tempo em que trabalharemos para consolidar nossa liderança no mercado brasileiro.

Somos uma empresa em transformação. Com a incorporação ao Grupo Bitumina, que atua em mais de 100 países desde a fabricação até a exportação de produtos betuminosos, além do fornecimento de plantas industriais e de ampla gama de equipamentos para terminais, refinarias e empresas voltadas ao ramo rodoviário, impermeabilização e processamento de asfaltos, temos a certeza de que estaremos na vanguarda tecnológica para melhor atender concessionárias, órgãos públicos e empreiteiras. Como já está em nosso DNA, continuaremos trabalhando sempre respeitando o meio ambiente e mantendo o alinhamento aos mais elevados padrões técnicos internacionais de qualidade.