Na etapa de dosagem de uma mistura asfáltica a frio, aproximadamente 10% é a emulsão (convencionais ou modificada) a frio por polímero e 100% são agregados. Desta forma os agregados apresentam grande importância durante o processo de dosagem.
Em relação aos agregados podem ser: areias, argilas, pedregulhos e rochas minerais no seu estado natural ou britado. Além destes há também os artificiais como argilas expandidas, argilas calcinadas e escorias de alto forno. No entanto os mais utilizados, são os agregados oriundos de britagem de rochas.
No Brasil há 3 grandes formações rochosas que são os Escudos Cristalinos, Bacias Sedimentares e Terrenos Vulcânicos. Essas 3 grandes formações rochosas dão origens à diferentes tipos de Rochas sendo nos escudos cristalinos: granito, gnaisse, ardósia; nas bacias sedimentares: argilito, arenito, calcário; nos terrenos vulcânicos: basalto e diabásio.
Para cada tipo de agregado deve-se realizar um projeto de dosagem específico devido a faixa especificada pelo cliente e a variabilidade das composições físico-químicas das rochas e das localidades onde serão realizadas as obras.
O Centro de Soluções em Engenharia (CSE) da STRATURA ASFALTOS possui diversos equipamentos para análise de qualidade do agregado mineral e para a realização dos estudos de dosagem, afim de atender as necessidades de consultores e engenheiros civis no meio rodoviário.