O Ensaio de Equivalente de Areia determina a relação entre o volume de argila ou pó e o volume total de agregados miúdos com tamanhos de partículas menores do que 4,8 mm medida em volume numa cápsula padrão.
O ensaio é realizado em uma proveta contendo uma solução de cloreto de cálcio-glicerina-formaldeído e mantida em repouso por 10 minutos com amostra no seu interior, em seguida o recipiente é agitado com 90 ciclos em aproximadamente 30 segundos. Limpa-se as arestas do recipiente com a solução e deixa-se repousar por 20 minutos, após este período mensura-se a altura do nível superior da areia e a altura do nível superior da suspensão argiloso.
O objetivo é verificar a presença de impurezas em matérias de agregados. A Stratura Asfaltos é uma empresa pioneira em tecnologia de misturas asfálticas de alta performance e também na avaliação estrutural e funcional de pavimentos, e dispõe do equipamento para ensaio de Equivalente de Areia para atendimento às solicitações da comunidade rodoviária.