O Equipamento Dynamic Shear Rheometer – DSR (ou Reômetro de Cisalhamento Dinâmico) é um instrumento utilizado para avaliar as propriedades viscoelásticas de ligantes convencionais e modificados por polímeros. Através deste equipamento é possível determinar o módulo complexo de cisalhamento (G*) e o ângulo de fase (δ), por meio da aplicação de tensões de cisalhamento oscilatórias entre duas placas circulares paralelas contendo o ligante asfáltico. O ângulo (δ) avalia a razão entre a resposta elástica (0°) e a viscosa (90°) durante o processo de cisalhamento. A rigidez a altas temperaturas é determinado dividindo-se o módulo complexo (G*) pelo seno do ângulo de fase (δ). Para ligantes originais o G * / seno δ deve ser maior que 1,00 kPa e maior que 2,20 kPa (após o envelhecimento no teste forno película fina de rolamento- RTFOT). Ligantes com valores abaixo do 1,0 kPa são considerados moles demais para resistir à deformação permanente. Para ligantes que resistam eficazmente às trincas por fadiga é estabelecido um limite máximo de 5000 kPa para G* seno δ.
A Stratura é uma empresa pioneira em tecnologia de materiais asfálticos de alta performance, que dispõe do Equipamento Dynamic Shear Rheometer – DSR, uma ferramenta importante que possibilita aos engenheiros e consultores anteciparem nas tomadas de decisões em relação aos métodos de projeto e construtivo, como:
– Avaliar o melhor ligante que adeque-se ao clima e local do projeto;
– Desenvolver misturas asfálticas com ligantes asfálticos que resistam a deformação permanente a altas temperaturas, após avaliação das propriedades originais e de envelhecimento do ligante asfáltico a curto-prazo;
– Desenvolver ligantes asfálticos com resistência a trincas por fadiga em temperaturas intermediárias de serviço, após envelhecimento de longo-prazo.
Faça parte deste time! Traga seu projeto de mistura asfáltica para nosso Laboratório localizado em Paulínia-SP, o melhor em Performance Asfáltica do Brasil!